Benefícios

Porque usar iluminção Led

Com o aumento do uso de energia no cenário mundial, a economia deste recurso e o desenvolvimento sustentável tornaram-se algo fundamental. Como cerca de 20% da energia elétrica consumida é gasta com iluminação de ambientes, é fundamental que sejam utilizadas lâmpadas com alta eficiência luminosa.

 

Longa vida útil

A média do tempo de vida gira em torno de 35 mil horas de consumo enquanto da lâmpada incandescente comum é de mil horas.

 

Conforto trabalho

Custo mínimo de manutenção

Devido à longa vida útil, as lâmpadas LED evitam substituições constantes, garantindo grande economia na manutenção. Em situações de difícil acesso para instalação e manutenção das luminárias, como postes, altas estruturas ou iluminações de segurança, as lâmpadas LED tornam-se extremamente práticas e eficazes. 

 

 

Quadro-de-luz

 

Mais conforto e beleza ao ambiente

Estudo produzido no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), que comparou as lâmpadas tubulares de LED com as lâmpadas florescentes tubulares, apontou que além de serem mais eficientes, as LEDs têm maior qualidade de luz emitida. De acordo com a pesquisa “Avaliação elétrica e fotométrica de lâmpadas tubulares de LED”, o Índice de Reprodução de Cor (IRC) das lâmpadas tubulares de LED é superior ao das fluorescentes, o que faz com que as cores dos objetos sejam reproduzidas mais fielmente.

 

 

Não possui risco de contato direto

Por ser executada com baixa tensão, a iluminação LED pode ser utilizada em ambientes úmidos ou até mesmo embaixo d'água, como em piscinas e banheiros, sem oferecer riscos de choques. Pode-se também utilizar as lâmpadas LED em iluminações de baixa altitude sem a preocupação de queimaduras por contato.

 

 Estética

 

Preocupação com o meio ambiente

As luzes de LED produzem um calor mínimo, além de não emitirem raios infravermelhos e/ou ultravioletas. Dessa forma, podem ser utilizadas para iluminação de jardins sem a preocupação de causar danos.  
São recicláveis, não causando prejuízo algum ao meio ambiente. Não possuem mercúrio e não emitem ondas eletromagnéticas nocivas à saúde.

 

FONTE: INMETRO